Retirando $ do Cavaco

Começamos um orçamento de peças usinadas, sempre levando-se em consideração dois parâmetros, mão de obra e matéria prima. É claro que temos muitos outros, dependendo do grau de complexidade de cada artigo.Mas imaginemos, que neste caso hipotético, o nosso produto, seria simples, uma peça que não tem tratamento de superfície, nem térmico, nem outra operação senão a usinagem completa num torno automático.

As variáveis de custo são bem claras e definidas de forma a nos dar uma visão rápida do processo deste trabalho. Por trás desta simplicidade, está a complexa planilha de custos de nossa atividade que é a planilha de rateio de despesas diretas e indiretas, que vai gerar a hora-máquina, referência para confecção de preços. Tudo que existe na nossa empresa está contido nesta planilha, mas nem tudo como receita, é o caso do cavaco de aço e o óleo de corte. Na maioria das empresas o cavaco de aço é dado para os sucateiros, a fim de se livrar deste sub-produto e carrega muito do óleo de corte, comprado para refrigerar a operação de usinagem.

Para recuperarmos o óleo que se encontra no cavaco, o processo indicado é a centrifugação do cavaco, que vai separar o óleo da sucata, retornando o óleo para as máquinas reduzindo o custo de refrigeração, e tornando o cavaco um produto mais manipulável, sem umidade e fácil armazenagem, podendo inclusive ser prensado em forma de blocos, desde que com garantia de baixos teores de umidade.

A centrífuga correta para cada tipo de trabalho de centrifugação é muito importante na hora da escolha deste equipamento, pois é o fator determinante do sucesso deste processo.

Mas a centrífuga de ciclo contínuo é sempre a melhor opção, pois evita o contato do operador com o cesto de armazenagem do cavaco e torna o processo muito mais seguro.

Os índices de umidade após a centrifugação são menores que 3%, retornando 97% do óleo para as máquinas e o aproveitamento do cavaco nas usinas é muito maior, tornando este, agora numa fonte de receita para a empresa.

A MULTIFUSO, trabalha em parceira com as melhores empresas fabricantes de sistemas de centrifugação, e tem Know-how para assessorar a compra do sistema mais indicado para o seu processo.


A decisão de continuar a trabalhar com o desperdício de possíveis créditos de processo de usinagem não é mais suportada hoje em dia, pois as margens não são compatíveis com esta realidade. Entre em contato conosco, se você ainda esta aquém deste modelo de trabalho e vamos ajudá-lo a atualizar-se.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square