MOTORES LINEARES AO INVÉS DE RABO DE ANDORINHA

Os motores lineares são máquinas elétricas que produzem movimento de translação, ao contrário dos motores tradicionais que produzem movimento rotativo.

O conceito tem mais de 150 anos. Primeira proposta patenteada em 1841 por Wheatstone. PrimeiroMotor Linear de Indução foi patenteado em 1890.

Carro com Rabo de Andorinha

O avanço da tecnologia mecânica, tem impactado nos custos, de maneira a tornar possível, grandes invensões do passado serem aplicadas no nosso cotidiano a custo factível. Não por acaso, muitas máquinas estarem usando os motores lineares, na substituição de guias mecânicas e até rotativas com fuso de esferas( Estas mais modernas, porém já ultrapassadas), para deslocamentos de carros sob os suportes de ferramentas, com muito mais precisão, rigidez, velocidade e principalmente "controle" da ação. Sim, exatamente essa é a palavra, controle. Como o deslocamento é totalmente eletrônico, ele pode ser monitorado 100%, e aí os computadores, podem colher informações desta ação, e ir aplicando as resultantes desta análise imediatamente, tornando ainda mais factível, tudo o que está sendo objeto deste movimento. Rasqueteamento de bases, réguas, parafusos de ajuste, peças e mais peças, esqueçam. Menos componentes, menos propagação de erros, mais precisão.

Mais capacidade de se produzir o que antes era impossível, faz a nossa imaginação virar realidade num piscar de olhos, transformando o nosso ambiente num mundo diferente a todo instante.

Máquinas de todos os tipos, estão aplicando este conceito, e sendo designadas de

" LINEARES", pois usam estes motores em diversas partes tornado-as muito melhores, mais fáceis de serem mantidas, mais silenciosas e cada vez mais dependentes da energia elétrica,

Se a indústria sempre empolgou a quem nela trabalha, pelo poder da transformação, nunca houveram tantos motivos para o homem se empolgar neste universo de possibilidades.











Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square